Links de Acesso

Exposição de Álvaro Macieira a cinco por hora


Angola Artes Pintura Alvaro Macieira

Quarenta obras do artista plástico Álvaro Macieira estão em exposição até ao próximo dia 15 de Setembro expõe desde o passado 30 de Julho até 15 de Setembro, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Aa exposição individual de pintura ‘Sínteses - Um artista, múltiplas linguagens’, cuja abertura estava inicialmente prevista para o dia 19 de Março mas foi adiada devido à pandemia da Covida-19 e agora por questões de biossegurança, a exposição é exibida através das páginas de redes sociais do instituto Camões, sendo que as visitas presenciais estão limitadas a cinco pessoas por hora.

Algumas das 40 obras são expostas pela primeira vez, onde os temas da liberdade, da mulher, da natureza estão à vista.

Macieira disse ser quase impossivel fazer uma síntese de décadas de trabalho numa exposição e “então tive a ideia de mostrar as várias variantes desse meu trabalho, as variantes de técnicas que utilizei e daí (o título da exposição) “multiplas linguagens””.

“O artista é influenciado e influenciável e eu próprio interreguei-me sobre aquilo que absorvi,tudo o que vi nos museus e outras exposições, na história de arte tudo o que observei”, disse Macieira que recordou alguns dos grandes nomes internacionais da artes como aqueles que mais o influenciaram.

Mas fez notar também a grande, senão a maior importância da cultura africana na sua arte.

“ As máscaras africanas sempre me fascinaram, a música o tocar dos batuques”,disse

“Não mes esqueço dos mitos e tradiçõeses das máscaras, o que representam”, acrescentou

Nessa exposição, Álvaro Macieira apresenta obras em acrílico sobre tela e mostra as mais variadas técnicas que foi utilizando ao longo das últimas duas décadas de carreira, compondo uma síntese que demonstra bem a linguagem pictórica por ele desenvolvida.

Para o director do Centro Cultural Português, Telmo Gonçalves, a obra dá a conhecer a diversidade estética que marca o percurso artístico do autor, do abstracionismo mais surrealista ao figurativo mais simbólico, da linguagem gestualista, à mais pura representação pictórica do simbolismo africano.

Álvaro Macieira é jornalista, escritor, artista plástico e consultor cultural. Nasceu a 13 de Maio de 1958, em Sanza Pombo, no Uíge. Como jornalista, foi editor de Cultura na Agência Angola Press (Angop), onde começou em 1983, no Jornal de Angola e no Correio do Semana. Colaborou para a Rádio Nacional de Angola (RNA).

Ouça a reportagem aqui

Exposição de Álvaro Macieira - 18:29
please wait

No media source currently available

0:00 0:18:29 0:00


Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG