As forças iraquianas lançaram nesta quinta-feira, 29, a segunda fase da ofensiva para reconquistar a parte oriental de Mossul, nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico há quase dois anos.
"Foi lançada a segunda fase para liberar a parte oriental de Mossul", disse à AFP o tenente-general Abdelghani al Asadi, do Comando Antiterrorista Iraquiano (CTS), força de elite do exército.
Os soldados iraquianos avançam em duas frentes, norte e sul, fora da cidade, a segunda do Iraque e último reduto do Estado Islâmico.
Desde o início da ofensiva contra Mossul, no dia 17 de Outubro, as forças de elite reconquistaram vários bairros do leste da cidade e aproximaram-se da margem oriental do rio Tigre, que divide a cidade.
Na terça-feira passada, o primeiro-ministro iraquiano afirmou que as forças de segurança precisavam de "três meses para eliminar" o Estado Islâmico de Mossul.
As forças iraquianas, apoiadas pela coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, encontram uma forte resistência por parte dos combatentes islâmicos.