Links de Acesso

Exército da Nigéria liberta 160 mulheres e crianças de Boko Haram


O exército nigeriano anunciou hoje, 30, ter libertoado 160 mulheres e crianças após uma operação contra o grupo islâmico Boko Haram em Sambisa, região nordeste do país, dois dias após da libertação de 293 reféns na mesma região.

"Ainda estamos a tentar contar as pessoas salvas. Mas há 60 mulheres de todas as idades e quase 100 crianças", afirmou à AFP o porta-voz militar, Sani Usman.

Uma refém e um soldado morreram, enquanto oito reféns e quatro militares ficaram feridos, na operação, afirmou o porta-voz, que não divulgou um balanço de vítimas entre os integrantes do Boko Haram.

Na terça-feira, 28, o exército anunciou a libertação de 200 meninas e adolescentes e 93 mulheres, que eram mantidas como reféns nos acampamentos do Boko Haram na floresta de Sambisa.

A Amnistia Internacional revelou que quase 2.000 mulheres foram sequestradas pelo grupo islamita e submetidas a trabalhos forçados e escravidão sexual.

Algumas foram obrigadas a combater na frente de batalha com os militantes islamitas, de acordo com depoimentos ouvidos pela AI.

XS
SM
MD
LG