Links de Acesso

Ex-Presidente dos EUA Obama compra participação minoritária na NBA África


Barack Obama

Obama vai utilizar quaisquer lucros do empreendimento para financiar os programas de juventude e liderança da sua fundação em África

O ex-presidente norte-americano Barack Obama comprou uma parte minoritária da NBA Africa, anunciou a Associação Nacional de Basquetebol.

A NBA Africa foi criada este ano para supervisionar as actividades comerciais da liga no continente.

A NBA disse que Obama é um parceiro estratégico e que utilizaria quaisquer lucros da nova entidade para "financiar os programas de juventude e liderança da Fundação Obama em toda a África".

A NBA África foi criada em Maio como uma parceria entre a NBA (a Associação Nacional de Basquetebol americana) e a Federação Internacional de Basquetebol. A Liga Africana de Basquetebol, a primeira liga profissional de basquetebol do continente com equipas de topo de 12 países, faz parte da entidade.

A liga começou a jogar pela primeira vez em Maio, depois do seu início ter sido atrasado por um ano pela pandemia do coronavírus.

A NBA tem uma presença em África há décadas. Abriu a sua sede africana em Joanesburgo em 2010 e desde então tem promovido o basquetebol através da NBA Africa Games, o lançamento do BAL, iniciativas de responsabilidade social, parcerias empresariais e desenvolvimento de jogadores.

"Fiquei impressionado com o empenho da liga em África, incluindo a liderança demonstrada por tantos jogadores africanos que querem retribuir aos seus próprios países e comunidades", disse Obama no comunicado de imprensa da NBA.

"É por isso que me orgulho de me juntar à equipa da NBA África e aguardo com expectativa uma parceria que beneficie a juventude de tantos países".

A Voz da América transmitiu os 26 jogos do BAL em inglês e francês e forneceu cobertura dos jogos em Português, Bambara, Kinyarwanda, Wolof dos jogos de Angola, Moçambique, Senegal, Mali e Ruanda.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG