Links de Acesso

Ex-número dois da Renamo recusou condecoração atribuída pelo Presidente moçambicano


Raul Domingos, antigo número dois da Renamo, principal partido da oposição, recusou ser agraciado com a Ordem 4 de Outubro, atribuída na segunda-feira pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza. Apesar do nome de Domingos ter sido divulgado pela imprensa na véspera da cerimónia de condecoração e mencionado pela organização na data do evento, o antigo chefe da delegação da Renamo às negociações de paz e ex-número dois do movimento, Raul Domingos, não esteve presente no acto realizado ontem.

Hoje, citado pelo diário MediaFax, Raul Domingos disse que declinou a atribuição do título por razões "claramente explicadas" à Comissão Nacional de Títulos Honoríficos e Condecorações. "Eu acho que a partir da minha carta de recusa, não havia necessidade de manter o nome na lista. Se tivessem logo retirado o meu nome, vocês nem saberiam que fui convidado a fazer parte da lista", afirmou ao jornal.

A Ordem 4 de Outubro, do 1.º Grau, é concedida a personalidades que se destacaram na "luta pela preservação da paz e da concórdia, bem como na promoção dos valores da paz, inclusão sociopolítica e cidadania na República de Moçambique".
XS
SM
MD
LG