Links de Acesso

Evacuação de doentes gera polémica em Cabo Verde


Pacientes transportados por barco
Pacientes transportados por barco

Oposição fala em atraso de 40 anos, Governo diz ter encontrado solução para o transporte de doentes

A recente evacuação de doentes de barco da ilha cabo-verdiana do Fogo para a capital do país, Praia, provocou um grande debate em torno da problemática da ligação entre as ilhas no mês em que a empresa privada Binter começa a realizar os voos domésticos, em detrimento da companhia de bandeira que vai se ocupar das ligações internacionais.

O Governo e a oposição trocaram farpas, enquanto o delegado da Saúde da ilha do Fogo pede uma solução concertada e definitiva.

Evacuação de doentes abre polémica em Cabo Verde - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00

Depois de três doentes terem sido transportados na segunda-feira, 5, numa lancha da Guarda Costeira da ilha do Fogo para a Santiago, ontem um avião deslocou-se à mesma ilha para levar mais dois pacientes em situação grave.

Para o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, um dos três municípios da ilha e o única nas mãos da oposição FernandinhoTeixeira, “a situação regrediu 40 anos”.

Para Teixeira, “a ilha está semiabandonada e há que tomar medidas urgentes para corrigir esta situação em que, no século 21, as pessoas são transportadas numa lancha”.

O Governo respondeu de imediato.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros Fernando Elísio Freire foi à televisão pública refutar as acusações.

Freire disse que a situação nada tem a ver com a reforma do sector da aviação, e devolveu a acusação ao autarca dos Mosteiros, “por ser uma afirmação da idade da pedra”.

O ministro garantiu que a partir do dia 15, o problema estará resolvido no âmbito do acordo de concessão com a companhia privada.

Freire afirmou que o Governo salvaguardou esta situação impondo que a companhia “tem de ter os equipamentos, os doentes têm de estar acompanhados e devem ser transportados de forma digna”.

Entretanto, o delegado da Saúde do Fogo Luis Sanches defende uma “solução concertada e permanente”.

XS
SM
MD
LG