Links de Acesso

Europa deve 'pagar o preço' para salvar acordo nuclear, diz Irão


Mohammad Javad Zarif, ministro iraniano das Relações Exteriores
Mohammad Javad Zarif, ministro iraniano das Relações Exteriores

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou neste 19 de Agosto que a Europa não demonstrou ainda a sua vontade de "pagar o preço" para salvar o acordo nuclear rejeitado pelos Estados Unidos.

Washington restabeleceu, em 6 de Agosto, uma primeira série de sanções contra o Irão, depois da sua retirada unilateral do acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerão e as grandes potências. Além disso, lançou uma advertência aos países que persistirem em fazer negócios com a República Islâmica.

Os americanos deram a todas as empresas que mantêm actividades comerciais com o Irão um prazo de entre 90 e 180 dias para se retirarem do país. Agora, por receio de sofrer penalidades americanas, um grande número de grupos - entre eles a alemã Daimler - já anunciou a sua retirada do Irão.

Para o ministro Zarif, a intenção da Europa de manter relações com o Irão não passa de "uma declaração de intenção do que de medidas práticas".

"Acreditamos que a Europa ainda não está disposta a pagar o preço" de desafiar as sanções americanas, acrescentou Zarif.

As sanções em vigor dizem respeito especialmente à indústria automóvel e à aeronáutica civil, assim como às importações de matérias-primas.

C/ AFP

XS
SM
MD
LG