Links de Acesso

Eurodeputada Ana Gomes: União Europeia tem de tomar posição sobre direitos humanos em Angola


Ana Gomes, eurodeputada
Ana Gomes, eurodeputada

Acompanhe a entrevista em Agenda Africa, hoje, na VOA.

A eurodeputada portuguesa Ana Gomes está a pressionar a União Europeia para se pronunciar sobre o caso Rafael Marques e os direitos humanos em Angola. Gomes fez esta afirmação à VOA em entrevista à rubrica Agenda Africana que será emitida nesta quarta-feira, 3 de Junho.

O julgamento de Rafael Marques, segundo Gomes, “demonstra o poder que alguns indivíduos têm para violar a legalidade e moldar a actuação das instituições, inclusive as judiciais, aos seus interesses privados, e sucede em vários outros casos de violação de direitos humanos registados em Angola”.

O caso Kalupeteka também está na agenda da eurodeputada que procura dados sobre o que terá acontecido no monte Sumi, no Huambo a 16 de Abril, quando confrontos entre a polícia e seguidores da seita A Luz do Mundo, liderada por José Julino Kalupeteka,provocaram a morte de nove polícias e um número indeterminado de civis.

A crise de emigrantes no Mediterrâneo, “que prova a política falhada da Europa” e as parcerias entre Europa e África são outros temas abordados por Ana Gomes, que também acusa as elites africanas e europeias de promoverem a corrupção e protegerem os corruptos.

Acompanhe na emissão de hoje a partir das 17 horas UTC.

XS
SM
MD
LG