Links de Acesso

EUA reforçam combate à malária e HIV/Sida em Angola

  • Isaías Soares

USAID disponibiliza 63 milhões de dólares para os próximos cinco anos

O Governo dos Estados Unidos disponibilizou 63 milhões de dólares americanos para programas de combate à malária, VIH/SIDA e saúde reprodutiva durante os próximos cinco anos.

A primeira fase da parceria, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), para o fortalecimento da saúde foi apresentada na terça-feira, 16, em Malanje.

A primeira acção é a campanha nacional de distribuição de 10 milhões de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração a mais de 18 milhões de habitantes de 15 províncias do país.

O director da Agencia dos Estados Unidos o Desenvolvimento Internacional em Angola (USAID), Derrick Brown, disse que os mosquiteiros entregues às famílias vão reduzir o impacto do paludismo nas comunidades.

“Este novo programa de saúde orçado em 63 milhões de dólares, também se concentra no VIH/SIDA e no planeamento familiar. Os principais objectivos desta colaboração com o Ministério da Saúde inclui conseguir atingir 90 por cento das pessoas que recebem a terapia de VIH/SIDA em Luanda, registando mais de sete mil pacientes adicionais por ano e fazer aumentar o uso de contraceptivos nas populações de 30 por cento para 53 por cento nas províncias de Luanda e Huambo”, garantiu Brown.

O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santo, revelou estarem disponíveis todos os meios possíveis para levar os serviços a todos os municípios da circunscrição, similar ao registo eleitoral.

“Esta mesma experiência pode ser aplicada agora nessa actividade, há locais de difícil acesso e se for necessário nós vamos utilizar os helicópteros para que se atinja essa população, também as estradas estão a ser intervencionadas e tudo isso vai concorrer para que cheguem à todos os cantos”, precisou.

O programa será gerido, nos próximos cinco anos, através de parceiros nacionais e estrangeiros da USAID.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG