Links de Acesso

EUA prontos a manter conversações com o Irão se este parar com actividades "malignas"


Mike Pompeo à esquerda falando na Suíça

O secretário de estado americano Mike Pompeo disse hoje que os Estados Unidos estão pronto a manter negociações incondicionais com o Irão, mas este país respondeu afirmando que isso não parece para já possível.

Falando numa conferência de imprensa na Suíça, Pompeo disse que os Estados Unidos estão “prontos a envolver-se em conversações sem pré-condições”, embora tenha acrescentando que Washington vai continuar os seus esforços para acabar com “a actividade maligna da Republica Islâmica”.

Os Estados Unidos, disse o secretário de estado, estão prontos a manter conversações “quando os iranianos provarem que querem comportar-se como uma nação normal”.

Contudo, o ministro dos negócios estrangeiros iraniano Javad Zarif disse numa entrevista á cadeia de televisão ABC que negociações “não são muito prováveis”.

Javad Zarif
Javad Zarif

Numa referência ao passado empresarial do presidente Donald Trump, Zarif disse que “pressões usadas em negociações no mercado imobiliário não funcionam (em negociações) com o Irão”.

O ministro iraniano acusou os Estados Unidos de violarem compromissos anteriores assumidos no acordo nuclear de 2015 abandonado pela administração Trump, acrescentando que todos aqueles que negoceiam com os Estados Unidos devem estar agora cientes de que aquilo com que Washington concorda hoje pode ser abandonado no dia seguinte

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG