Links de Acesso

EUA: Primárias de hoje podem definir candidatos


Trump pode consoldiar posição como candidato republicano em Novembro e Bernie Sanders quer surpreender Hillary Clinton na nomeação democrata.

Eleitores americanos votam nesta terça-feira, 15, em eleições primárias em cinco Estados num dia que pode definir os candidatos do Partido Republicano e do Partido Democrata.

As atenções estão todas viradas para as primárias dos republicanos, onde o controverso bilionário Donald Trump parece imparável.

Hoje estão em jogo 367 delegados à convenção do partido e em dois dos cinco Estados em jogo, Flórida e Ohio, o sistema não é proporcional, ouseja, o vencedor ganha todos os delegados.

Marco Rubio
Marco Rubio

A Flórida é vital e os analistas concordam que caso Marco Rubio não vença os 99 delegados no Estado pelo qual é senador, a sua candidatura à presidência chegará ao fim.

As sondagens indicam que é isso que vai acontecer ao apontarem para uma vitória clara de Donald Trump.

John Kasich
John Kasich

Outro grande Estado em jogo, e em que o vencedor leva todos os 66 delgados, é Ohio onde as sondagens indicam uma luta renhida entre o governador John Kasich e Trump.

Henry Olsen, um especialistas eleitoral do Centro para Politica Publica e Ética, diz que uma vitoria de Kasich poderá abrandar a corrida de Trump para alcançar os 1.237 delegados necessários à nomeação.

Para Olsen "é muito difícil ver algum candidato que não seja Trump alcançar os 1.237 delegados”.

“Portanto se Trump tem 70 por cento das possibilidades de ganhar isso significa que ele tem 30 por cento de não o fazer, e eu digo que há portanto 30 por cento de possibilidade de se ter uma convenção aberta”, acrescentou o analista, referindo-se à possibilidade de os republicanos chegaram à convenção sem um candidato definido.

Donald Trump
Donald Trump

Esta parece de momento ser a aposta de todos aqueles dentro do Partido Republicano que se opõem à candidatura de Trump.

Caso Donald Trump perder Ohio (o que é possível) e na Flórida (o que não parece possível) - e vencer com pequenas margens em Illinois, Missouri e Carolina do Norte pode fazer face a essa possibilidade, o que tornará a convenção do Partido Republicano num teatro de luta intensa e provavelmente muito amarga de bastidores.

Entretanto, uma vitoria do bilionário na Flórida e em Ohio põe fim às candidaturas de Rubio e Kasich, deixando apenas como seu oponente Ted Cruz.

No campo do Partido Democrata, onde Hillary Clinton parece ter garantida a sua nomeação, o seu opositor Bernie Sanders tem a oportunidade hoje de provar que a sua surpreendente vitória no Estado de Michigan não foi um acidente.

Sanders tem a possibilidade de vencer no Ohio, Missouri e Illinois, mas os analistas dizem que Sanders não só tem que vencer, mas tem de o fazer por grande margem.

Bernie Sanders e Hillary Clinton
Bernie Sanders e Hillary Clinton

Hillary Clinton deverá vencer na Flórida e emCarolina do Norte por mais de 20 por cento, aumentando a sua vantagem em número de delegados.

XS
SM
MD
LG