Links de Acesso

EUA preparam o navio para destruir armas químicas sírias


Navio cargueiro americano MV Cape Ray no porto de Portsmouth, no Estado da Virgínia
Navio cargueiro americano MV Cape Ray no porto de Portsmouth, no Estado da Virgínia

Navio cargueiro americano Cape Ray está nos preparativos para abandonar dentro de dias o porto, e a sua tripulação está a trabalhar em contagem decrescente para ter o barco pronto com vista a sua missão.

Os Estados Unidos da América vão enviar um navio para destruir no alto mar as armas químicas da Síria.

Frank Kendall oficial sénior do Pentágono falou sobre o processo de destruição de várias centenas de toneladas de armas químicas da Síria, uma vez que forem transferidas para o navio.

“O que iremos fazer é converter os materiais que são armas químicas ou percursores de armas químicas, iremos transforma-las quimicamente em compostos que jamais seriam usados como tal.”

O processo de transformação terá no lugar no barco, dentro das câmaras criada para o efeito.

“Esta irá ser potencialmente a área mais contaminada. É a mais perigosa para nós."

Os técnicos que vão operar o sistema disseram que o processo é seguro e irão fazer para que os resíduos tóxicos não sejam expelidos para o mar. A tecnologia não é nova, e os Estados Unidos a têm usado para destruir as suas armas químicas. Mas vai ser a primeira vez a ser feita no mar.

Dary Kimball presidente de um grupo de pesquisas, Associação para o Controlo de Armas, acredita que esta é a melhor opção.

“A tecnologia já deu provas. É um processo que não envolve possibilidades de explosões, ou queimas, e por isso é um processo relativamente seguro.”

Já foram realizados os testes e o navio está agora a espera de ordem para partir para o Mediterrâneo.Os técnicos preveem neutralizar cerca de 700 toneladas de armas químicas sírias num período de 45 dias.

A tripulação está a reforçar os seus meios logísticos e de mantimento prevendo um eventual alargamento do prazo previsto para o desmantelamento e neutralização do arsenal químico sírio.
XS
SM
MD
LG