Links de Acesso

EUA planeiam estabelecer nova base no Iraque e enviar mais tropas


Os EUA planeiam estabelecer uma nova base militar na província iraquiana de Al Anbar e enviar mais tropas para dar formação e apoio às forças iraquianas na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico.

A notícia é avançada pelos jornais New York Times e Wall Street Journal que citam fontes não identificadas de altos funcionários da Administração norte-americana, apesar de apresentarem diferentes números de soldados a enviar para o Iraque.

Enquanto o New York Times refere que são 400 os novos militares que Obama pretende enviar para o Iraque, o Wall Street Journal fala em 500. A última vez que os Estados Unidos aumentaram o número de soldados no Iraque foi em Novembro, quando Obama decretou o envio de 1500 militares, elevando para 3080 o pessoal militar norte-americano naquele país.

Segundo o New York Times, um dos objetivos principais deste novo envio de tropas e do estabelecimento de uma base em Al-Anbar é ajudar as forças iraquianas a retomar a cidade de Al-Ramadi, que o Estado Islâmico controla desde 17 de Maio.

XS
SM
MD
LG