Links de Acesso

EUA e países do Grupo de Lima boicotam fórum da ONU presidido pela Venezuela


Jorge Valero assumiu a liderança da Conferência sobre Desarmamento da ONU
Jorge Valero assumiu a liderança da Conferência sobre Desarmamento da ONU

Os Estados Unidos e vários países do Grupo de Lima boicotaram nesta terça-feira, 28, o início da Presidência venezuelana da Conferência sobre Desarmamento da ONU, em Genebra, por não reconhecerem legitimidade ao Governo de Nicolas Maduro para liderar o fórum.

No momento em que o embaixador da Venezuela, Jorge Valero, preparava-se para iniciar a primeira sessão da Conferência sobre Desarmamento, que decorre até 23 de Junho em Genebra, os embaixadores dos Estados Unidos e de diversos países americanos abandonaram a sala, boicotando a sessão inaugural.

"O que se passa é propaganda de propaganda", disse Robert Woods, embaixador norte-americano destacado para a Conferência, minutos depois de ter saído do evento, acrescentando que o Governo de Maduro é ilegítimo.

A Conferência sobre Desarmamento, criada em 1984 para negociar programas multilaterais de desarmamento, já foi um importante fórum das Nações Unidas para as negociações de controlo de armas, mas o trabalho desta organização está parado há vários anos por causa de impasses diplomáticos.

XS
SM
MD
LG