NIAMEY (Reuters) - O Níger e os Estados Unidos chegaram a um acordo sobre a retirada das tropas americanas daquele país da África ocidental, um processo que já começou e será concluído a15 de setembro, disseram eles em comunicado conjunto.
A junta que governa Níger disse, no mês passado, aos EUA que retirassem os seus quase mil militares do país. Até ao golpe de Estado no ano passado, o Níger tinha sido um parceiro fundamental na luta de Washington contra os insurgentes na região do Sahel, em África, que mataram milhares de pessoas e deslocaram outros milhões.
O acordo entre o Ministério da Defesa do Níger e o Departamento de Defesa dos EUA, alcançado após uma comissão de cinco dias, garante a protecção das tropas norte-americanas até à sua retirada e estabelece procedimentos para facilitar a entrada e saída de pessoal americano durante o processo de retirada.
"O Ministério da Defesa do Níger e o Departamento de Defesa dos EUA recordam os sacrifícios comuns das forças nigerinas e americanas na luta contra o terrorismo e saúdam os esforços mútuos feitos na construção das forças armadas nigerinas", afirmaram numa declaração conjunta.
"A retirada das forças americanas do Níger não afecta de forma alguma a prossecução das relações entre os Estados Unidos e o Níger na área do desenvolvimento. Além disso, o Níger e os Estados Unidos estão empenhados num diálogo diplomático contínuo para definir o futuro das suas relações bilaterais.
"A decisão do Níger de pedir a remoção das tropas dos EUA ocorreu após uma reunião em Niamey, em meados de Março, quando altos funcionários dos EUA levantaram preocupações sobre questões como a chegada esperada de forças russas e relatos de que o Irão procurava matérias-primas no país, incluindo urânio.
Desde então, militares russos entraram numa base aérea no Níger que acolhe tropas norte-americanas.
Fórum