Links de Acesso

EUA avisam cidadãos a não viajarem a várias áreas de Moçambique


Bandeiras dos Estados Unidos e de Moçambique

Os Estados Unidos avisaram os seus cidadãos a evitarem deslocações a diversas zonas do Norte e Sul de Moçambique devido a crescentes actos de violência nessas áreas.

O aviso engloba as províncias de Cabo Delgado, Nampula e Gaza.

Num “alerta de segurança” emitido em Maputo, a Embaixada dos Estados Unidos disse que a campanha eleitoral “tem sido assinalada por um recente aumento de tensões, incluindo alguma violência política”.

“Embora a embaixada dos Estados Unidos espere que as eleições decorram relativamente calmas através da maior parte do país e reconheça que o Governo da Republica de Moçambique está a trabalhar diligentemente para assegurar que as eleições serão ordeiras e seguras, lembramos aos cidadãos dos Estados Unidos para permanecerem vigilantes e cientes das áreas onde se encontram”, diz a declaração.

“Devido à decorrente violência em distritos ao norte de Pemba na província de Cabo delgado, recente violência contra grupos da sociedade civil no Xai Xai, na província de Gaza e ameaças credíveis na cidade de Nampula, na província de Nampula, a embaixada encoraja os cidadãos americanos a reconsiderarem viagens a essas áreas”, acrescenta a nota.

A embaixada americana disse ainda que os cidadãos americanos devem evitar assembleias de votos e edifícios governamentais no dia das eleições e ainda manifestações ou “multidões inesperadas”

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG