Links de Acesso

EUA ameçam fechar embaixada no Iraque


Membros da milícia pró-Irão Hashd al-Shaabi atacam embaixada dos EUA em Bagdade, 31 dezembro 2019
Membros da milícia pró-Irão Hashd al-Shaabi atacam embaixada dos EUA em Bagdade, 31 dezembro 2019

A Administração americana admite encerrar a sua embaixada em Bagdade, no Iraque, caso o Governo não reagir contra as milícias xiitas que têm atacado as suas instalações.

A imprensa americana revela nesta segunda-feira, 28, que o secretário de Estado, Mike Pompeo, alertou os dirigentes iraquianos nos últimos dias que a embaixada seria fechada a menos que o Governo impeça os ataques.

Pompeo não se pronunciou em público sobre o assunto, mas o Departamento de Estado disse no domingo que "grupos apoiados pelo Irão que lançam foguetes contra a nossa embaixada são um perigo não apenas para nós, mas para o Governo do Iraque".

Em Janeiro, os Estados Unidos exigiram uma ação nesse sentido do Governo do Iraque, lembrando ser sua obrigação proteger as instalações diplomáticas dos EUA no país.

Este aviso surge semanas depois que militares americanos terem respondido a uma série de ataques no Iraque, em represália à morte do principal general do Irão, Qassem Soleimani, e do comandante da milícia iraquiana, Abu Mahdi al-Muhandis, perto do aeroporto de Bagdade pelo exército dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG