Links de Acesso

Etiópia e Eritreia assinam Acordo de Paz


Abiy Ahmed e Isaias Afwerki,

Os dois países irão retomar as relações nas áreas do comércio, transporte e telecomunicações entre os dois vizinhos da África Oriental.

Os líderes da Etiópia e da Eritreia assinaram um acordo que marca o fim formal de um dos mais longos e difíceis conflitos da África.

Fotos do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e do presidente da Eritréia, Isaias Afwerki, assinando o histórico acordo na capital da Eritréia, Asmara, foram publicadas no Twitter, nesta segunda-feira, por Yemane Meskel, ministro da Informação da Eritréia.

Meskel escreveu que o "estado de guerra que existia entre os dois países chegou ao fim. Uma nova era de paz e amizade foi iniciada".

Ele também disse que serão restabelecidas as relações nas áreas do comércio, transporte e telecomunicações entre os dois vizinhos da África Oriental.

A assinatura, nesta segunda-feira, encerra uma nova onda de propostas de paz entre o primeiro-ministro Ahmed e o presidente Afwerki.

Tudo começou quando Ahmed anunciou, no mês passado, que a Etiópia finalmente honraria um acordo assinado, ano 2000, para acabar com uma guerra de fronteira de dois anos. A guerra matou cerca de 70 mil pessoas.

A Etiópia recusou há muito tempo aceitar os termos do acordo, que incluía a retirada da cidade fronteiriça de Badme.

A Eritreia, antiga província da Etiópia, tornou-se independente em 1993.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG