Links de Acesso

Estudo revela que decresceu a participação política da mulher em Moçambique


Moçambique regista uma tendência de decréscimo do número de mulheres a participar na vida política do país, diz um estudo do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), divulgado hoje, 19, em Maputo.

Estudo revela que decresceu a participação política da mulher em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

Um estudo do Instituto para Democracia Multipartidária indica que há uma tendência de redução do nível de participação das mulheres na vida política do país.

Segundo o estudo, entre as legislaturas 2010 – 2014 e 2015 – 2019 houve um decréscimo de 1.6 por cento da participação da mulher na Assembleia da República.

Os dados indicam que ao nível das assembleias provinciais, no geral, na legislatura de 2015 – 2019 a participação da mulher ronda os 27 por cento comparando com a participação dos homens.

O IMD aponta, dentre várias razões, aspectos culturais como os que mais influenciam para esta realidade.

“A mulher é quase que sempre colocada no segundo plano em termos de formação, dando se prioridade os homens sempre”, explicou Dércio Alfazema, coordenador de projectos do IMD.

Para estimular a mudança, foi lançada em Maputo a Academia da Mulher, que visa capacitar a mulher para uma participação activa na politica.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG