Links de Acesso

Estudantes paralisam a Catalunha

  • Redacção VOA

Contra a violência e pela independência

“Barcelona é antifascista", "Mariano não manda nada aqui" e "SOS Europa" foram algumas das mensagens dos estudantes

Dezenas de milhares de pessoas, na sua maioria estudantes, ocuparam o centro de Barcelona nesta terça-feira, 3, numa manifestação pacífica para criticar a violência da polícia utilizada no referendo de domingo e pedir a independência da Catalunha.

“Barcelona é antifascista", "Mariano não manda nada aqui" e "SOS Europa" foram algumas das palavras de ordem que mais se ouviam.

Os estudantes manifestaram o seu apoio à "paralisação geral" convocada pelos sindicatos e outras associações cívicas catalãs como resposta ao que consideram de violência desproporcionada da actuação da Polícia Nacional e da Guardia Civil durante o referendo realizado pelo Governo Regional no domingo.

Na segunda-feira, 2, o presidente regional Carles Puigdemont afirmou que a Catalunha vai criar uma comissão especial para investigar as alegações de abuso pela polícia espanhola.

As cenas de violência causadas por tácticas violentas por parte das forças de segurança receberam condenação internacional e também despertaram a atenção da Organização das Nações Unidas.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad al-Hussein, pediu que as autoridades da Espanha investiguem "total e imparcialmente a violência" ligada ao referendo e que pediu diálogo entre as partes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG