Links de Acesso

"Estrada da Vida" o livro que apela ao exercício de direitos e deveres de cidadania em Angola


Marginal de Luanda, Angola
Marginal de Luanda, Angola

Lições sobre a vida, a fé, a cidadania e os negócios são alguns dos temas por que está dividido o livro “Estrada da Vida” publicado no passado dia 8 de Fevereiro em Luanda.

A obra com 163 páginas faz apelos ao exercício dos direitos e deveres de cidadania em Angola.

"Estrada da Vida" o livro que apela ao exercício de direitos e deveres de cidadania em Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:15:45 0:00

Para Manuel Marques, autor do livro, a abordagem desta temática resulta da falta de cultura de responsabilização dos titulares de cargos públicos, da participação activa dos cidadãos na vida pública de Angola.

«Eu defendo nesta obra um cidadão que se preocupa com a justiça social, com a defesa dos direitos humanos, com a construção de uma Angola justa num Estado de Direitos e Democráticos», disse o autor da obra que entende os cidadãos não podem esperar que sejam os políticos a permitir o exercício de um direito consagrado na lei.

O livro “Estrada da vida” contém igualmente lições sobre negócios para o actual contexto de crise que o país atravessa. A actual situação económica de Angola apela para o surgimento de mais iniciativas empresariais. Estas iniciativas, segundo Manuel Marques, são de extrema importância para ajudar o país a desenvolver. Para tal, diz o autor é importante cultivar o conhecimento, pois que, mais importante que os financiamentos, é valorização dos recursos humanos do país.

A poupança é o elemento chave da gestão. Em Angola cresce cada vez mais o “consumismo”. Muitas famílias por falta de educação financeira fazem gastos descontrolados e por impulso. É nesta perspectiva que Manuel Marques apela à poupança.

O actual contexto económico do país e, cientifico-tecnológico do mundo, têm crontribuido para o fracasso da crença em Deus em Angola. Marques, que aborda assuntos sócio-religiosos no livro Estrada da Vida, diz ser esta a sua maior preocupação com o futuro do país.

XS
SM
MD
LG