Links de Acesso

Estados Unidos voltam a avisar a China de "consequências graves" se fornecer armas à Rússia


Jake Sullivan
Jake Sullivan

A China não tomou ainda nenhuma medida para fornecer ajuda letal à Rússia e os Estados Unidos informaram em encontros à porta fechada que se tal acontecer teria consequências graves, disse o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Ao falar à cadeia de televisão CNN neste domingo, 26, Sullivan reiterou que se a China fornecer ajuda militar à Rússia “isso terá custos reais para a China”.

Noutra entrevista à cadeia de televisão ABC, o Conselheiro de Segurança Nacional afirmou que a China embora não tenha fornecido ajuda militar à Rússia não pôs de parte essa opção.

Sullivan disse ter avisado entidades chinesas em encontros à porta fechada das consequências de tal decisão, mas não deu pormenroes das discussões.

O director dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, CIA, William Burns confirmou essas declarações numa entrevista à televisão CBS afirmando estar “confiante que a liderança chinesa está a considerar o fornecimento de equipamento letal”.

Director da CIA William Burns
Director da CIA William Burns

“Não vemos que uma decisão final tenha já sido tomada e não vemos qualquer envio de equipamento letal”, disse Burns.

Por seu lado, o presidente do Comité de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, o republicano Michael McCaul afirmou que os serviços de inteligência americanos sabem que drones estão entre as armas que a China está a considerar enviar à Rússia.

Não houve até agora qualquer reacção da China.

Fórum

XS
SM
MD
LG