Links de Acesso

Estados Unidos vão aumentar financiamento a países africanos, anuncia Kamala Harris


Kamala Harris à chegada a Accra
Kamala Harris à chegada a Accra

Vice-presidente dos Estados Unidos iniciou no Gana viagem ao continente africano

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse neste domingo, 26, que o seu país vai aumentar os investimentos em África e ajudar a aumentar o crescimento económico do continente..

Harris falava em Accra, no Gana, onde chegou na primeira etapa de uma visita ao continente que inclui também deslocações à Zambia e Tanzânia.

Kamala Harris fala à chegada a Accra
Kamala Harris fala à chegada a Accra

“Nesta visita tenciono efectuar um trabalho centrado em aumentar os investimentos aqui no continente e a facilitar o crescimento económico e de oportunidades”, disse Harris pouco depois de chegar a Accra.

Duante a sua visita, a Vice-Presidente americana deverá anunciar vários projectos de investimentos nos três países.

A administração Biden está a tentar fortalecer os laços com África face aos enormes investimentos da China no continente e a um aumeno da presença russa, neste caso principalmente através do envio de mercenários para zonas de conflitos.

Em Dezembro, antes da Cimeira Estados Unidos-África, a admnistração americana disse que iria investir 55.000 milhões de dólares no continente num período de três anos.

Numa visita ao Níger neste mês, o secretário de Estado americano Antony Blinken anunciou também 150 milhões de dólares em ajuda humanitária para a região do Sahel.

Entidades oficiais americanas disseram que durante a visita ao continente africano, Harris vai discutir o envolvimento da China em áreas económicas e de tecnologia que preocupam os Estados Unidos, bem como o envolvimento da China na restruturação da dívida dos países africanos.

Harris vai reunir-se com o Presidente do Gana Nana Akufo-Addo.

Após a visita ao Gana, ela vai deslocar-se à Tanzânia, de 29 a 31 deste mês, e à Zâmbia, de 31 de Março a 1 de Abril.

Fórum

XS
SM
MD
LG