Links de Acesso

Estados Unidos satisfeitos com acordo entre Governo e Renamo


Embaixada americana em Maputo reafirma engajamento de Washington

Os Estados Unidos consideram que o acordo entre o Governo de Moçambique e a Renamo “é um passo decisivo em direcção a uma paz duradoura para um futuro mais seguro e próspero".

"Como membro do Grupo de Contacto Internacional, os Estados Unidos reafirmam o seu compromisso de apoiar a plena implementação do acordo abrangente de paz e juntam-se a outros membros da comunidade internacional no compromisso de desempenhar um papel construtivo no cumprimento de todos os aspectos do acordo", lê-se num comunicado da Embaixada americana em Maputo divulgado nesta terça-feira, 7.

O acordo anunciado ontem pelo Presidente Filipe Nyusi é, segundo a representação diplomática, "o resultado da determinação e do trabalho árduo de todos os líderes e negociadores que nele participaram".

O embaixador suíço em Moçambique e presidente do Grupo de Contacto entre o Governo e a Renamo também saudou o acordo e destacou a disponibilidade para apoiar o processo.

"Tem havido progressos notáveis no processo de paz e os moçambicanos devem estar orgulhosos", lê-se na nota de imprensa assinada por Mirko Manzoni.

Ao anunciar a assinatura do acordo entre ele e o líder da Renamo, Momade Ossufo, o Presidente Nyusi não adiantou, no entanto, os detalhes do documento.

Nyui disse apenas que dentro de dias serão anunciados os passos seguintes no processo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG