Links de Acesso

Estados Unidos reafirmam parceria com Moçambique na luta contra o terrorismo


Embaixador Nathan A. Sales (dir), Embaixador Dennis W. Hearne (esq) com Presidente Filipe Nyusi, em Maputo.
Embaixador Nathan A. Sales (dir), Embaixador Dennis W. Hearne (esq) com Presidente Filipe Nyusi, em Maputo.

O embaixador Nathan A. Sales, coordenador de contra-terrorismo no Departamento de Estado americano, terminou, hoje, 3, uma visita de dois dias a Maputo, na qual reforçou o compromisso dos Estados Unidos em apoiar os esforços de combate ao terrorismo e ao extremismo violento em Moçambique.

Nos encontros com o Presidente Filipe Nyusi e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, Sales salientou a necessidade da cooperação internacional para derrotar os terroristas que brutalizam e deslocam os civis em Cabo Delgado.

“Os Estados Unidos estão seriamente interessados numa parceria com Moçambique (...) estreitando a nossa amizade enquanto juntos enfrentamos o desafio do terrorismo”, disse o diplomata.

Sales, o mais alto funcionário do Governo dos EUA a visitar Moçambique em 2020, é igualmente Enviado Especial à Coligação Global para Derrotar o ISIS (Estado Islâmico), e subsecretário de Estado Interino para a Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos.

A insurgência em Cabo Delgado iniciou em 2017 e as autoridades e estudiosos dizem que o grupo que lidera a violência está ligado ao Estado Islâmico, organização terrorista que, por várias vezes, reivindicou ataques.

A situação já provocou a morte de, pelo menos, duas mil pessoas, e meio milhão de deslocados.

O embaixador americano em Maputo, Dennis W. Hearne, disse que o Governo do seu país “está comprometido a trabalhar com o Governo de Moçambique – bem como outros parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e o sector privado – para promover a estabilidade e fortalecer a resiliência das comunidades moçambicanas afectadas pelo extremismo violento e terrorismo”.

Uma nota da missão diplomática americana diz que foram alocados 42 milhões de dólares para projectos humanitários e de desenvolvimento sócioeconómico em Cabo Delgado, o que complementa as prioridades da Agência para o Desenvolvimento Integrado do Norte.

Além disso, acrescenta a nota, através de equipas médicas móveis, financiadas através do Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A. para o Alívio do HIV (PEPFAR), os serviços de saúde que salvam vidas aos deslocados devido à violência continuam.

XS
SM
MD
LG