Links de Acesso

Estados Unidos felicitam Umaro Sissoco Embaló


Umaro Sissoco Embaló, Presidente eleito da Guiné-Bissau

Os Estados Unidos felicitaram Umaro Sissoco Embaló pela vitória nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau horas depois da Comissão Nacional de Eleições (CNE) ter confirmado, nesta sexta-feira, 17, a vitória do candidato apoiado pelo MADEM-G15.

Em nota, o escritório da embaixada dos Estados Unidos em Bissau, além de felicitar o Presidente eleito, diz que “como amigos e parceiros da Guiné-Bissau, os Estados Unidos da América esperam trabalhar com o Presidente Embaló para ajudar o país a promover a paz e a segurança, fortalecer a governação democrática e estimular o crescimento e o desenvolvimento económico".

Antes, numa edital afixada na sua sede, a CNE publicou os resultados definitivos da segunda volta da eleição presidencial de 29 de Dezembro que confirmam a vitória de Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15), com 293 359 dos votos válidos, correspondentes a 53, 55 por cento.

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, conseguiu 254 468 votos, ou seja 46, 45 por cento.

Refira-se que a candidatura de Domingos Simões Pereira interpos no Supremo Tribunal de Justiça na quarta-feira, 15, um novo recurso de contencioso eleitoral, relativo aos resultados da segunda volta das presidenciais.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG