Links de Acesso

Estados Unidos apoiam agricultura e transporte rural em Moçambique


Imagem de arquivo

Moçambique aprovou formalmente a selecção da agricultura e do transporte rural como os sectores-chave para o próximo “compacto” de projectos de desenvolvimento financiados pela Millennium Challenge Corporation (MCC) do Governo dos EUA, diz a embaixada americana em Maputo.

De acordo com o embaixador Dennis W Hearne, “este próximo compacto da MCC é uma oportunidade para fazer investimentos duradouros no sector agrícola de Moçambique, que desempenha um papel crítico no desenvolvimento de todo o país”.

O passo seguinte no processo de desenvolvimento do compacto, segundo a embaixada, é analisar e identificar as causas do desempenho relativamente fraco do sector agrícola de Moçambique e o elevado custo do transporte rural.

Com base nestas conclusões, a equipa de desenvolvimento do compacto do Governo de Moçambique, sob liderança do coordenador nacional, Higino de Marrule, desenvolverá propostas específicas para consideração neste compacto da MCC.

Para o director nacional da MCC Kenneth Miller factores como o baixo uso de fertilizantes e sementes de qualidade inferior podem contribuir para o fraco desempenho da agricultura, enquanto as lacunas na rede de estradas rurais aumentam os custos para os agricultores e limitam as oportunidades de exportação.

Em 2008, A MCC e o Governo de Moçambique tiveram um compacto de cinco anos com um orçamento de mais de 500 milhões de dólares investidos em água e saneamento, estradas, posse de terra e agricultura.

Tal resultou, entre outros, na construção de 614 pontos de água rurais nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, onde o número de pessoas com acesso a água limpa mais do que duplicou.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG