Links de Acesso

"Estado da União" com leituras diferentes


Trump defende sua agenda
Trump defende sua agenda

De melhor economia a dúvidas sobre política migratória

As reacções ao discurso sobre o estado da União do Presidente Donald Trump feito na noite de terça-feira 30, acontecem por todos os lados.

Tanto de partidos, como de analistas e grupos, a nível nacional e internacional.

A VOA também ouviu reacções.

Francisco Simião, antigo membro da equipa de diversidade cultural da campanha de Donald Trump e presidente da NOPA, Organização Nacional de Portugueses-Americanos, com sede aqui em Washington, começou por reconhecer que o discurso foi muito presidencial e defendeu a reforma proposta.

Francisco Semião
Francisco Semião

​"Na verdade ao ficar nas notas, ele apresentou um discurso bom, ao contrário de quando decide falar de improviso e cria alguns problemas", começou por dizer Semião que viu "um discurso seguro em que o Presidente explicou as mudanças que os americanos querem".

O activista revelou ter ficado "contente como a maioria das pessoas" que acompanharam o estado da União.

Quanto a um dos temas que mais dividem os americanos, a política migratória, Francisco Semião apoia o Presidente que, segundo ele, "não é contra os imigrantes, mas apenas quer que venham ao país pessoas que querem trabalhar e não criar problemas".

Descendente de portugueses e salvadorenhos, Semião explicou que essa política tem a ver como "economia porque não podemos receber todos".

Imigrantes preocupados

Valdir Alves
Valdir Alves

A comunidade lusófona radicada em grande número em Massachussets continua a ter "muita desconfiança no Presidente", disse à VOA Valdir Alves, jornalista cabo-verdiano e director da empresa Cabo Video.

Alves acompanhou o discurso junto de grupos de imigrantes que, na sua maioria, "dizem não estar de acordo com o Presidente, embora alguns apoiem a sua política económica".

Na política migratória, a "desconfiança é total", segundo Alves, embora as ameaças de Trump tenham sido maiores durante a campanha do que é a prática".

Ouça as diferentes leituras:

"Estado da União" com leituras diferentes
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

XS
SM
MD
LG