Links de Acesso

Especialistas temem futuro da imprensa em Angola


Luisa Rogério, Sindicato dos Jornalistas de Angola
Luisa Rogério, Sindicato dos Jornalistas de Angola

Luanda acolheu conferência sobre "Mídia na democratização de Angola" à qual não compareceu o ministro de Comunicação Social.

Falta de vontade política de quem governa condiciona o bom desempenho do jornalismo em Angola, disse hoje a secretária executiva do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00
Faça o Download

Luísa Rogério, que falava na conferência sobre os média e o processo de democratização em Angola, considerou que de 1992 a esta parte o desempenho do jornalismo no país regrediu muito.

A conferência ficou marcada pela ausência do ministro da Comunicação Social José Luís de Matos que não se fez presente nem indicou alguém para o representar.

"Falta de vontade política, os jornalistas podem ter vontade, mas sem meios não conseguem fazer rigorosamente nada porque dependem da publicidade e do incentivo do Estado previsto na lei que, até agora, não se observa", disse Luísa Rogério, que apontou outros obstáculos para a classe jornalística, tais como a auto-censura, o excesso de zelo, a fome, a pobreza material e espiritual e a falta da comissão da carteira e ética.

Outro palestrante, Alexandre Solombe, do MISA Angola, considerou que a democracia está doente e pode ficar pior: "A nossa democracia está doente e com tendência a regredir, estou a falar da lei de imprensa há uma estagnação"

Solombe diz prever um futuro de liberdade de imprensa muito atribulado.

XS
SM
MD
LG