Links de Acesso

Espanha reitera disponibilidade de ajuda militar na luta contra o terrorismo em Moçambique


Filipe Nyusi visita tropas em Cabo Delgado (Foto de Arquivo)
Filipe Nyusi visita tropas em Cabo Delgado (Foto de Arquivo)

Vários Governos aguardam decisão do Presidente Filipe Nysui sobre oferta de ajuda militar

O embaixador da Espanha em Maputo, Alberto Cerezo, disse hoje que o seu país está à espera do Governo moçambicano para oferecer ajuda contra terrorismo.

O diplomata, que falava após uma audiência concedida pela Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, acrescentou que o seu país está disponível para prestar qualquer tipo de ajuda, incluindo militar.

Espanha reitera disponibilidade de ajuda militar na luta contra o terrorismo em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00

“Nós temos experiência no combate ao terrorismo e estamos disponíveis para ajudar Moçambique. Estamos apenas à espera que o governo moçambicano nos diga que tipo de apoio necessita e cá estaremos para o que for preciso”, reiterou o diplomata espanhol, que disse ter transmitido a posição de Madrid às autoridades moçambicanas, que agora terão de responder.

Por seu lado, o embaixador cubano em Maputo, Pavel Diaz Hernandez, manifestou todo o apoio a Moçambique campo multilateral, mas assegurou que Havana não poderá dar qualquer apoio militar.

“Estamos disponíveis e vamos apoiar em todos os fóruns multilaterais dos quais fazemos parte, contudo, apoio militar não está em consideração”, disse o diplomata cubano quem acredita que os países da região austral podem ajudar Moçambique.

Até agora, vários países manifestaram a sua disponibilidade para apoiar a luta de Moçambique contra o terrorismo, mas continuam à espera de uma decisão do Gvoerno de Filipe Nyusi.

XS
SM
MD
LG