Links de Acesso

Esmael Silva lança "Luena, 45 dias de Batalha e Negociações em Bicesse"

  • Pedro Dias

Esmael Silva

Publicação motivada pela necessidade de contar os factos dos 45 dias de guerra de Luena, bem como as negociações que levaram aos acordos de Bicesse.

Um livro intitulado "Luena, 45 dias de Batalha e Negociações em Bicesse", da autoria do jurista Esmael Silva, foi lançado, no passado 26 de Julho, em Luanda.

Silva diz que que a publicação do livro foi motivada pela necessidade de contar os factos dos 45 dias de guerra de Luena, bem como as negociações que levaram aos acordos de Bicesse.

O livro apresenta 26 fotografias sobre o processo de negociações de paz para o país, entre as quais a do aperto de mão entre o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos e o líder da Unita, Jonas Savimbi, sob o olhar do ex-primeiro ministro de Portugal, Anibal Cavaco e Silva.

Na apresentação, o autor disse que o livro traz à memória a génese do Moxico e do Luena do ponto de vista de divisão política administrativa, retrata a infância, o lazer no Luena, a vida social dos habitantes da região e o primeiro encontro do autor com a guerra.

No livro, Esmael Silva recorda também momentos da história universal, como a guerra fria e o muro de Berlim.

Esmael Silva nasceu em Janeiro de 1981, na cidade do Luena, capital da província do Moxico.

Acompanhe a entrevista:

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG