Links de Acesso

"Escritos no Silêncio", um grito de alma de Carlos Vaz


Escritos no Silêncio, de Carlos Vaz
Escritos no Silêncio, de Carlos Vaz

Dramaturgo guineense lança colectânea de poemas

“Entregamo-nos ao deleite da leitura e das sucedâneas leituras das múltiplas imbri­cações dos “Escritos no Silêncio”, adentrando-nos deste modo na sua matriz au­tobiográfica, para então darmos conta de que, afinal, é o próprio autor que sugere um Beto Vaz e um Carlos Vaz...

Na verdade, à medida em que nesta obra as nossas leituras de leituras se iam-se adensando, mais nos convencíamos de que o autor é um poço de cultura.”

Trecho do prefácio escrito pelo historiador Leopoldo Amado do livro “Escritos no Silêncio”, do guineense Carlos Vaz, apresentado recentemente em Lisboa.

Carlos Vaz, escritor e dramaturgo
Carlos Vaz, escritor e dramaturgo

Natural de Bissau, onde nasceu a 1954 e viveu até ir para a universidade em Lisboa, Carlos Vaz formou-se em Teatro, Ramo de Acto­res, em Portugal, fez uma pós-graduação em Civilizações e Cul­turas Africanas e estudou jornalismo.

Foi jornalista e realizador da Televisão de Cabo Verde, realizador da televisão da Guiné-Bissau, director de teatro e exerceu funções directivas como a de presidente do INCA (Guiné­-Bissau) e conselheiro para Informa­ção e Comunicação do Gabinete do Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira.

Carlos Vaz iniciou em Novembro de 1978, a sua actividade literária, com a obra “Para um Conhecimento do Tea­tro Africano”, que teve como anexo, a sua primeira peça teatral, Fome de 47.

Carlos Vaz, apresentação do livro Escritos no Silêncio em Lisboa
Carlos Vaz, apresentação do livro Escritos no Silêncio em Lisboa

É autor de várias peças de teatro, mas só agora se conhecem os seus poemas numa colectânea.

Em entrevista à VOA para a rubrica Artes & Entretenimento, Carlos Vaz fala do seu relacionamento com a poesia, a sua trajectória e influências.

Acompanhe a entrevista:

"Escritos no Silêncio", um grito de alma de Carlos Vaz - 19:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:19:13 0:00

XS
SM
MD
LG