Links de Acesso

Escritores de língua portuguesa homenageiam Jaime de Figueiredo


Capa do livro "Jaime"
Capa do livro "Jaime"

Ensaísta, crítico e dramaturgo cabo-verdiano vai emprestar seu nome à futura biblioteca municipal da capital

Escritores de países de língua portuguesa homenagearam neste fim-de-semana, na cidade da Praia, o ensaísta, crítico e dramaturgo cabo-verdiano Jaime de Figueiredo (1905-1974).

O VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, uma organização da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia, reuniu duas dezenas de mulheres e homens das letras, naquele que é o terceiro consecutivo na capital cabo-veridiana.

O evento homenageou um dos filhos da cidade que comemora os seus 160 anos (a 29 de Abri) e acolhe dois eventos internacionais, o Atlantic Music Expo (AME) e o Kriol Jazz Festival.

“A cidade e a literatura: conexões entre cidadania, criatividade e juventude” foi o tema que levou os escritores a trocarem ideias, impresões e caminhos.

Entre os oradores estiveram o Presidente cabo-verdiano, na qualidade de escritor, e o antigo ministro da Cultura e das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Tolentino, que fez o elogio ao homenageado Jorge de Figueiredo.

Manuel Brito-Semedo, antropólogo cabo-verdiano
Manuel Brito-Semedo, antropólogo cabo-verdiano

Último conservador da Biblioteca Municipal da Praia e considerado um dos grandes vultos das letras cabo-verdianas, Figueiredo vai ter o seu nome ligado à futura biblioteca municipal da capital, como anunciou no evento o presidente da edilidade, Óscar Santos.

O antropólogo, professor e escritor Manuel Brito-Semedo deu à estampa em Dezembro de 2017 a obra “Jaime. Dramaturgo, Pintor e Ensaísta”, que ele organizou e na qual mostra as vertentes de ensaísta, dramaturgo e artista plástico.

Brito-Semedo falou com a VOA, no programa Artes & Entretenimento, sobre o encontro dos escritores e o homenageado.

Acompanhe:

Escritores de língua portuguesa homenageiam Jorge de Figueiredo
please wait

No media source currently available

0:00 0:14:37 0:00

XS
SM
MD
LG