Links de Acesso

Escócia: Brexit fortalece apoio à sua independência, revela nova pesquisa


O apoio à independência da Escócia cresceu no mês passado depois que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, se mostrou favorável a uma separação britânica total da União Europeia (EU), mostra uma nova pesquisa da empresa BMG para o jornal Herald Scotland e divulgada hoje..

A sondagem citada pela Reuters revela que 49 por cento dos escoceses apoiam a independência agora, um aumento de três pontos percentuais em relação a uma pesquisa anterior; e que 51 por cento a rejeitam, contabilizando apenas os votos válidos.

Mas uma maioria de 56 a 44 por cento ainda se opõe à realização de um novo referendo sobre a independência antes de o Reino Unido sair da UE.

Em 2014, aproximadamente 55 por cento dos escoceses escolheram continuar no Reino Unido, mas o referendo do ano passado que decidiu a separação britânica da UE mudou esse cenário.

O Parlamento regional da Escócia rejeitou os planos de May para a desfiliação do Reino Unido do bloco em uma votação simbólica e sem consequências práticas na terça-feira, numa demonstração das divisões entre Londres e Edimburgo no tocante ao chamado Brexit.

XS
SM
MD
LG