Links de Acesso

Erupção no Fogo aumenta de intensidade e cheiro de enxofre chega a S.Filipe


Vulcão do Fogo em erupção a 27 de Novembro. O vulcão entrou em actividade a 23, engolindo o Parque Natural do Fogo. Cabo Verde, 2014
Vulcão do Fogo em erupção a 27 de Novembro. O vulcão entrou em actividade a 23, engolindo o Parque Natural do Fogo. Cabo Verde, 2014

Populares começam a usar máscaras de gás.

A cidade de São Filipe, no Fogo, acordou esta quinta-feira, 27, com um cheiro forte de enxofre e uma chuva intensa de areia fina, indicam fontes do jornal cabo-verdiano A Semana.

Populares contactados também pela VOA dizem que o ar está muito poluído e que algumas pessoas começam a usar máscaras para evitar ingerir o ar fortemente afectado pela erupção vulcânica que acontece a vários quilómetros de distância.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) já anunciou que vai instalar ainda hoje, 27, um aparelho para medir e monitorizar a emissão de gases na atmosfera pelo vulcão, que são prejudiciais para a Saúde.

A estação terá a responsabilidade de emitir alertas sobre o nível de concentração de F2 e de outros gases. As informações são também importantes para a aviação civil.

O investigador e Curador da cidade de São Filipe Fausto Rosário escreveu na sua página de Facebook que houve um “aumento muito significativo da actividade eruptiva (emissão de gases e de lava), aproximando-se muito do cenário do primeiro dia”, a 23 de Novembro.

Desde domingo já foram evacuadas cerca de 1200 pessoas da localidade de Chã das Caldeiras. As lavas já destruíram algumas casas na zona de Palmeira e ameaçam outras propriedades. Ontem foi parcialmente afectada a sede do Parque Natural do Fogo.

O primeiro-ministro José Maria Neves chegou à ilha do Fogo ontem para coordenar com as autoridades locais e nacionais os trabalhos de socorro às pessoas afectadas e preparar um plano de contingência para as famílias.

Em entrevista à VOA ontem, 26, Neves disse que o seu Governo já activou a comunidade internacional para ajudar o país no realojamento das pessoas evacuadas que não deverão regressar à Chã das Caldeiras.

O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, por seu lado, suspendeu a sua participação na cimeira da Francofonia que se realiza este fim-de-semana em Dakar, mas garantiu que irá enviar uma mensagem às cerca de três dezenas de Chefes de Estado presentes a ajudar para o país.

XS
SM
MD
LG