Links de Acesso

Erdogan promete trabalhar para um "mundo mais justo" e Lourenço fala em nova era entre Turquia e Angola


Presidente turco Recep Tayyip Erdogan (esq) e Presidente angolano João Lourenço no seu encontro em Luanda. Angola, 18 Outubro 2021
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan (esq) e Presidente angolano João Lourenço no seu encontro em Luanda. Angola, 18 Outubro 2021

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, prometeu nesta segunda-feira, 18, construir universidades em conjunto com Angola, fornecer meios aéreos, veículos blindados e tanques de guerra e construir hotéis, bem como ajudar a desenvolver o turismo e da agricultura.

Em conferência de imprensa juntamente com o Presidente angolano, após a assinatura de vários acordos, o estadista turco defendeu que os documentos rubricados mostram a importância da cooperação bilateral e destacou a abertura das ligações aéreas entre Luanda e Istambul.

Angola e Turquia assinam acordos – 2:35
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00

“Vamos elevar o nosso comércio bilateral para 500 milhões de dólares por ano e isso vai dar riqueza para os dois países”, assegurou, Erdogan, quem disse pretender trabalhar para um “mundo mais justo” diferente do que caracterizou a colonização ocidental em África.

Por seu turno, o Presidente João Lourenço destacou a nova cooperação entre os dois país.

Para o estadista angolano a posição geográfica do país vai permitir à Turquia entrar nos mercados da África Austral, Central e Ocidental.

Os acordos contemplam os domínios de sistemas aduaneiros, agricultura, indústria e tecnologia, educação, rádio e televisão e uma declaração conjunta nos sectores da economia, comércio turismo, cultura, energia, água transportes e recursos minerais.

No domínio da diplomacia foram rubricados acordos para a eliminação de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos especiais.

O Presidente da Turquia discursou na Assembleia Nacional durante uma sessão especial dedicada à sua visita e antes de deixar Luanda deve participar num forum de negócios entre empresários dos dois países..

XS
SM
MD
LG