Links de Acesso

Enfermeiros angolanos debatem futuro do sector


Reunião no Namibe termina na quinta-feira

Termina na quinta-feira, 7, uma reunião cerca de 150 enfermeiros de todas as províncias de Angola sobre a qualidade de ensino e de assistência de enfermagem, em Malanje.

É o quarto encontro nacional e acontece num período em que as unidades sanitárias públicas defrontam-se com dificuldades a todos os níveis.

Enfermeiros reuniram em Malanje - 1:41
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00

O presidente da Ordem dos Enfermeiros, Paulo de Carvalho, referiu que a nova era política e social em Angola exige dos profissionais do ramo maior dignidade às respostas no exercício da actividade.

“A sociedade clama por uma actuação mais condizente com as suas necessidades, mais profissional, mais humanizada e respeitando sempre os princípios éticos e deontológicos pautados nos nossos cânones profissionais”, disse Carvalho.

Os participantes analisam as modalidades para aumentar a atracção e retenção dos recursos humanos de saúde em áreas rurais e remotas, tendo como modelo um estudo realizado na província de Cabinda sobre política de diálogo.

Entre as propostas, está a criação de um colégio de enfermagem.

O director provincial da Saúde, Avantino Hélder Sebastião, reconheceu que os profissionais formados nas escolas de enfermagem estão preparados para os desafios da profissão.

XS
SM
MD
LG