Links de Acesso

Encontro de Nyusi e Momade dá certo alento à sociedade, dizem analistas


Presidente Filipe Nyusi e Ossufo Momade, líder da Renamo

A saída do Presidente da Renamo, Ossufo Momade, da Gorongosa para se encontrar com o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, em Maputo, é sinal de que os dois líderes estão bem conectados, e isso dá um certo alento à sociedade, dizem analistas.

Encontro de Nyusi e Momade dá certo alento à sociedade, dizem analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:48 0:00

Ossufo Momade raramente saía das matas da Gorongosa para se encontrar com Filipe Nyusi na Presidência da República, e se assim o fez, significa que foi rompida alguma barreira que colocava a Renamo a pensar que tudo tinha que ser feito na sua principal base ou por via telefónica.

Para alguns analistas, isso é um bom sinal, se se adicionarem as nomeações de figuras da Renamo na hierarquia militar.

Ruídos ultrapassados...

O analista Marcelo Mosse diz que se havia ruídos no processo negocial entre o Governo e a Renamo, esses ruídos estão ultrapassados.

Na opinião do analista Constantino Marrengula, encontros entre os dois líderes dão sempre um certo alento à sociedade.

Contudo, aquele economista não acredita que a questão da desmilitarização da Renamo, que deverá ter sido analisada no encontro desta quarta-feira, em Maputo, possa ser resolvida antes das eleições de Outubro próximo.

Marrengula argumenta que "o tempo é muito curto, por um lado, e por outro, os beligerantes têm divergências profundas que não podem desaparecer de hoje até à data das eleições".

Opinião contrária tem o sociólogo Francisco Matsinhe, que considera que foi sempre em encontros desta natureza que questões difíceis do processo negocial foram resolvidas.

Por seu turno, o analista Laurindos Macuácua diz que a ida a Maputo de Ossufo Momade significa que o diálogo político entre o Governo e a Renamo decorre a bom ritmo.

Fórum Facebook

Poderá gostar também

XS
SM
MD
LG