Links de Acesso

Encontrados 12 rapazes desaparecidos na Tailândia


Foto do Centro de Operação de Resgate, tirada por Tham Luang, mostra os rapazes e o seu treinador de futebol presos dentro de uma caverna. 2 de Julho

Doze rapazes e o seu treinador de futebol foram encontrados vivos por equipas de resgate dentro de um complexo de grutas da Tailândia, nove dias depois de desaparecidos, informou o governador da província de Chiang Rai na segunda-feira, 2 de Julho.

Equipas de resgate no exterior da gruta, nas buscas pelas crianças e seu treinador
Equipas de resgate no exterior da gruta, nas buscas pelas crianças e seu treinador

Os meninos, de idades entre 11 e 16, desapareceram junto do técnico de 25 anos após um treino de futebol a 23 de Junho, quando saíram para explorar o complexo de grutas Tham Luang em Chiang Rai, onde acabaram por ficar presos devidos a fortes chuvas.

Desde então, equipas de busca nacionais e internacionais têm trabalho no resgate através de lama grossa e volumes elevados de água para tentar alcançar o grupo.

“Homens da Marinha tailandesa encontraram todos os 13 com sinais de vida”, disse o governador Narongsak Osottanakorn a repórteres.

As equipas de regaste trabalhavam nesta segunda-feira para abrir uma passagem obstruída para mergulhadores dentro do complexo alagado de grutas numa operação de busca que foi prejudicada por fortes chuvas.

O próximo desafio será tirar o grupo da caverna, que alguns consideram um “labirinto”.

As equipas de resgate tinham discutido aguardar até que os níveis de água baixassem para tirar os jovens. Outras opções incluem ensinar ao grupo como usar equipamentos de mergulho para nadar pela caverna alagada.

Narongsak disse que equipes médicas foram enviadas para dentro da caverna e que elas levariam cerca de quatro horas para avaliar a saúde do grupo e quão saudável eles estão antes de se pensar uma estratégia para retirá-los.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG