Links de Acesso

Empresas e trabalhadores moçambicanos sufocados pelo impacto da Covid-19


Ministério do Trabalho de Moçambique. Cidade de Maputo
Ministério do Trabalho de Moçambique. Cidade de Maputo

Até Junho deste ano, 1060 empresas tinham suspendido contractos laborais

Contas e mais contas. Há sensivelmente ano e meio que é assim. As empresas moçambiocanas fazem contas das perdas que vão acumulando, na sequência do impacto directo da pandemia da Covid-19 nas suas actividades.

A Associação das empresas dos sectores da indústria e comércio fez um inquérito aos associados, e concluiu que houve uma redução de pelo menos 10% da massa laboral e outras medidas que incluem a diminuição do salário dos trabalhadores em muitas empresas.

Empresas e trabalhadores moçambicanos sufocados pelo impacto da COVID-19
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:31 0:00

Das medidas drásticas que vezes sem conta as empresas acabam tomando, quem sofre mais é o trabalhador e, consequentemente, a respectiva família. André Mandlate, secretário das relações jurídico-laborais e sociais da Central Sindical dos trabalhadores moçambicanos, diz que o drama para a massa laboral é enorme.

”A situação é muito crítica, porque a pandemia veio agravar e corroer o poder de compra daqueles que estão a trabalhar, uma vez que tem que incluir no seu cabaz, produtos de higienização e material de prevenção, como máscaras, num ambiente em que a economia está pouco produtiva e há muitos despedimentos,” disse Mandlate.

Pior momento

Desde inícios de Julho corrente, Moçambique está abraços com a terceira vaga do SarsCov-2 e vive o pior momento desde a descoberta do primeiro caso, em Março do ano passado.

Os números da contaminação sufocam a todos os níveis.

Moçambique recebe mais de 300 mil doses de vacina dos EUA
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:30 0:00

Os trabalhadores que contraem a doença sofrem, das empresas, descontos referentes a, pelo menos, 14 dias, período mínimo estabelecido para o isolamento e tratamento. O valor correspondente deve ser reclamado na segurança social e aqui, há por vezes, dores de cabeça para o trabalhador. Muitos saem frustrados, porque descobrem que os seus direitos estão suspensos, porque afinal, a entidade patronal, não canaliza as contribuições. Um velho dilema, que acaba sempre prejudicando o elo mais fraco.

Desonestidade

”Há empregadores pouco honestos que, ao invés de ajudar o trabalhador, neste momento em que mais precisa, promovem descontos e ficam insensíveis à questão da saúde, infelizmente são questões com que estamos a lidar” salientou Mandlate.

Dados do Ministério do Trabalho e Segurança Social indicam que, até o passado mês de Junho, mais de 1060 empresas, que empregavam perto de 34.500 trabalhadores tinham suspendido os contractos laborais ou tomado outras medidas drásticas.

Desde a eclosão da pandemia, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) vive a sua maior pressão de sempre. Tentativas de obter dados efectivos sobre o peso da pandemia nas contas da instituição redundaram num fracasso, devido a alegada indisponibilidade, até ao fecho da nossa reportagem, dos responsáveis daquela instituição.

XS
SM
MD
LG