Links de Acesso

Empresa italiana contratada pela TotalEnergies admite regressar a Cabo Delgado em Junho


TotalEnergies, logo (arquivo)
TotalEnergies, logo (arquivo)

A TotalEnergies mantém que vai aguardar o relatório de um especialista francês em ajuda e direitos humanos antes de determinar os próximos passos.

A empresa italiana Saipem, contratada pela gigante francesa de energia TotalEnergies, informou nesta quarta-feira, 1, que prepara-se para retomar os trabalhos, em Julho, no megaprojecto de gás em Moçambique que foram interrompidos por razões de segurança em 2021.

A TotalEnergies tem sido cautelosa sobre a possibilidade de reiniciar as operações no projecto de gás natural liquefeito na província de Cabo Delgado, mas a Saipem, uma empresa de serviços de energia encarregada do desenvolvimento do projecto, disse que, após negociações com a empresa francesa, espera que as operações sejam retomadas em breve.

"Estamos seguindo as indicações da TotalEnergies sobre o plano de retomada", adiantou Saipem à AFP em comunicado, acrescentando ter sido informada que “a segurança foi melhorada e assim que houver condições para recomeçar estaremos prontos”.

A TotalEnergies, cujo Presidente Executivo Patrick Pouyanne visitou Cabo Delgado no mês passado, mantém que vai aguardar o relatório de um especialista francês em ajuda e direitos humanos antes de determinar os próximos passos.

"Estamos à espera do relatório de Jean-Christophe Rufin para tomar uma decisão", garantiu à AFP um porta-voz da empresa.

As obras no local foram interrompidas há dois anos, após um ataque islâmico mortal na cidade costeira de Palma.

A província de Cabo Delgado, onde se desenvolve o maior projecto privado em África, tem sido fustigada desde Outubro de 2017 por ataques de insurgentes que deixaram até agora cerca de quatro mil mortos e quase um milhão de pessoas deslocadas.

Fórum

XS
SM
MD
LG