Links de Acesso

Empresa Dick Advisory renova contrato de assistência técnica ao exército moçambicano


Mocímboa da Praia, Cabo Delgado

A companhia privada do coronel zimbabueiano na reforma Lionel Dick, a Dick Advisory, que fornece assistência aérea às Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique nas suas operações em Cabo Delgado, viu o seu contrato renovado até pelo menos ao final do ano.

O grupo deverá treinar também as forças terrestres moçambicanas, segundo a publicação online Zitamar.

A companhia começou a operar em Moçambique no princípio de Abril e após alguns percalços com os seus helicópteros, afirma-se, tem evitado o avanço dos insurgentes islâmicos sobre Pemba e ajudou nos esforços governamentais para retomar Macomia e Mocímboa da Praia.

A mesma fonte acrescenta que o grupo tem sido acusado de inflingir baixas entre os civis quando os seus helicópteros disparam indiscriminadamente.

A publicação acrescenta que os trabalhos no entanto têm sido dificultado pelo fato de os insurgentes vestirem muitas vezes o uniforme dos militares moçambicanos.

Por outro lado, o portal Carta de Mocambique, que cita fontes militares, escreve que o Governo está a desenhar estratégias militares juntamente com outros países da região, do Norte de África e da Ásia para enfrentar grupos terroristas.

As FDS, acrescenta a mesma fonte, já receberam material de guerra e helicópteros e aguardam apenas de autorização do Presidente Felipe Nyusi.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG