Links de Acesso

Embaixador americano critica rumores sobre suas actividades em Moçambique


Moçambique Maputo (Foto João Santa Rita)
Moçambique Maputo (Foto João Santa Rita)

Douglas Griffts diz ter-se encontrado com os três candidatos em separado e não apenas com Dhlakama e Simango como noticiou a imprensa estatal.

O embaixador dos Estados Unidos em Maputo garantiu ter-se reunido com os três candidatos presidenciais em separado, desmentindo assim notícias veiculadas na imprensa estatal de que ele teria se encontrado apenas com os presidentes da Renamo e do MDM.

Douglas Griffts manteve esses encontros acompanhado da secretária de Estado Adjunta Assistente Shannon Smith, que terminou sábado uma visita a Moçambique, onde analisou vários projectos financiados pelos Estados Unidos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00
Faça o Download

Em declarações a jornalistas ontem, 5, em Maputo à margem da cerimónia de lançamento da parceria entre a USAID, a Agência Sueca para a Cooperação (ASDI) e bancos comerciais em benefício do agro-negócio em Moçambique, o embaixador americano disse estar decepcionado com um certo jornalismo e esclareceu ter-se encontrado com os três candidatos presidenciais em separado nol âmbito das suas actividades.

O diplomata americano lamentou que anónimos se dediquem a esse tipo de actividades, criticando a embaixada e as actividades do embaixador, enquanto os Estados Unidos e parceiros continuam empenhados em construir um futuro promissor para Moçambique.

Entretanto, a secretária de Estado Adjunta Assistente Shannon Smith terminou sábado uma visita de uma semana a Moçambique durante a qual analisou os projectos financiados pelos Estados Unidos nas áreas de agricultura, saúde e turismo, bem como o processo em curso de formação da guarda florestal moçambicana.

Smith ficou impressionada com o drama da caça furtiva de animais em Moçambique, felicitou o trabalho desenvolvido pela reserva nacional do Niassa e instou as autoridades a continuarem a combater esse flagelo, como disse Caroline Savage, conselheira para assuntos públicos da embaixada americana em Maputo.

XS
SM
MD
LG