Links de Acesso

Ematum: Sobem de tom críticas ao governo moçambicano


Atum. Foto de arquivo
Atum. Foto de arquivo

Em Moçambique, sobem de tom as críticas ao Governo sobre a polémica Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), com acusaçoes de corrupçao á mistura, sobretudo pelo facto de a mesma ter sido criada sem concurso público, nem aprovaçao do Parlamento, para além de se ter contraido uma dívida de 850 milhões de dólares americanos antes da sua existência.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:50 0:00
Faça o Download

O caso Ematum tem alimentado acesos debates no seio da sociedade moçambicana, numa altura em que, segundo economistas, o país corre o risco de uma explosão da crise de dívida.

Ao nível da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, este assunto está a ser acompanhado atentamente. O assessor económico da agremiaçao, Eduardo Sengo, diz que o caso Ematum fez disparar a dívida pública moçambicana.

"Com a dívida da Ematum, a dívida externa de Moçambique cresceu muito rapidamente, estimando-se actualmente em cerca de sete biliões de dólares", destacou.

Para Sengo, a componente de defesa é essencial para qualquer país, "porque se não tens segurança, não tens investimento, e a Ematum pode ser vista como um negócio mal parado, mas tem esta componente importante".

Sengo deu o exemplo da multinacional Anadarko, com investimentos bilionários no norte de Moçambique, que gasta diariamente com a segurança cerca de 250 mil dólares americanos, o que corresponde a cerca de 90 milhões de dólares por ano, "e a Ematum vai investir cerca de 500 milhões de dólares para todo o litoral moçambicano e durante muito tempo".

Sengo afirmou ainda que dos 850 milhões de dólares do empréstimo contraido, apenas cerca de 400 milhões é que se destinam á Ematum, e a outra parte foi para a defesa.

"Eu penso que o Estado quis encontrar uma forma de pagar a dívida do equipamento de defesa, e, aliás, a própria estratégia de dívida diz que uma dívida comercial deve financiar projectos que se possam auto-financiar, produzindo recursos para o pagamento dessa dívida", disse o economista.

Referiu ter sido esta a forma utilizada na reversão para Moçambique da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, localizada em Tete, porque, no caso da Ematum, o Estado quis associar esta despesa de defesa a um projecto que possa, de facto, assegurar a amortizaçao da dívida.

Dado que no início a Ematum enfrentou dificuldades, resultantes principalmente do facto de as embarcações não terem chegado dentro dos prazos previstos, o que fez com que falhassem os períodos altos de pesca de atum, vai ser necessário rever o plano de negócios, e isso implica também reestruturar a própria dívida.

O ministro moçambicano da economia e finanças, Adriano Maleiane, disse no Parlamento que sete anos é muito pouco tempo para pagar 500 milhões de dólares e as taxas são elevadas, pelo que vai ser necessário renegociar a dívida.

Entretanto, sabe-se que a Ematum já recebeu a totalidade dos 24 barcos encomendados e iniciou a exportaçao de atum congelado para diferentes mercados.

Sengo disse que apesar de todos os aspectos que se levantam em torno da empresa, a Ematum é viável, "porque Moçambique tem enormes quantidades de atum e este produto tem mercado permanente na Europa, Ásia e América".

XS
SM
MD
LG