Links de Acesso

Elogios e projecções sobre economia moçambicana devem ser cautelosos, advertem especialistas


Banco de Moçambique
Banco de Moçambique

Economia moçambicana tem ainda sérios problemas, dizem.

Alguns economistas dizem ser necessário avaliar com cautela os elogios e as projecções que o Fundo Monetário Internacional (FMI) faz relativamente a Moçambique, porque a sua economia ainda tem sérios problemas, que podem fazer com que as previsões não se concretizem.

Elogios e projecções sobre economia moçambicana devem ser cautelosos, advertem especialistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:10 0:00

Uma missão do FMI, chefiada por Ricardo Veloso, esteve recentemente em Moçambique, tendo sublinhado que a pesrpectiva, a curto prazo, é de uma recuperação gradual e ampla da actividade económica e uma inflação controlada.

Veloso afirmou que se projecta um crescimento real do Produto Interno Bruto de cerca de 3,5 por cento em 2018, acelerando-se para 4 a 4.5 por cento em 2019, esperando-se que a inflação permaneça nos 6.5 por cento este ano e que desça para 5.5 por cento no próximo.

Relativamente à preparação do Orçamento de Estado para 2019, o FMI recomenda a submissão de uma proposta orçamental sustentada por pressupostos macroeconómicos realistas, bem como por projeção de receita e despesa prudentes.

Do lado da receita, o FMI recomenda a eliminação das isenções do Imposto sobre o Valor Acrescentado-IVA, à excepção de bens da cesta básica.

Entretanto, alguns economistas dizem que previsões a prazos curto ou médio devem ser sempre acauteladas, porque podem existir muitos factores que alterem completamente que as projecções que possam existir.

Acompanhe:

XS
SM
MD
LG