Links de Acesso

Americanos descontentes com Obama


Barack Obama
Barack Obama

Os republicanos controlam agora as duas câmaras do Congresso americano e vão tentar impor a sua agenda legislativa.

Os republicanos vão voltar a controlar o Senado americano e alargaram a sua maioria na Câmara dos Representantes, ficando assim a dominar o Congresso nos dois últimos anos da presidência de Barack Obama. Tudo isto em resultado das eleições intercalares americanas de terça-feira 4 de Novembro 2014.

Os democratas tinham 55 senadores antes das eleições intercalares. Agora os republicanos têm os lugares necessários para controlar esta câmara do Congresso.

Os resultados expressam uma onda de descontentamento com a administração Obama, apesar de o presidente não ter ido a votos. Obama vai dar uma conferência de imprensa esta quarta-feira, 5, para falar dos resultados eleitorais. Na sexta-feira, Obama recebe na Casa Branca os líderes do congresso para discutir prioridades legislativas.

O líder republicano no Senado Mitch McConnell que será agora o líder da maioria prometeu encontrar áreas de entendimento com Obama em certas questões.

A VOA conversou com o professor Frank de Sousa, coordenador do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade de MA, na cidade universitária de Lowell. A agenda de Obama coincidirá com dos republicanos, onde pode existir área de entendimento? O que se pode esperar dos dois últimos anos da presidência Obama.

Acompanhe a Agenda Africana, da VOA:

Eleições intercalares americanas 2014 - o descontentamento do eleitorado com Obama
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:06 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG