Links de Acesso

Observatório Eleitoral Angolano defende auditoria ao registo eleitoral


Luís Jimbo pede transparência no processo eleitoral
Luís Jimbo pede transparência no processo eleitoral

Luís Jimbo diz que eleições devem promover a reconciliação nacional

O coordenador do Observatório Eleitoral Angolano, Luís Jimbo, considera que os partidos políticos e o Governo angolano deviam encarar o registo eleitoral transparente dos cidadãos com vista às eleições deste ano como uma oportunidade para promover a paz e a reconciliação nacional, cuja data se assinala nesta terça-feira, 4.

Jimbo defende uma auditoria aos números do registo eleitoral antes de o processo ser encaminhado à Comissão Nacional de Eleições.

“É preciso que os partidos políticos, o Governo e a Comissão Nacional Eleitoral encarem este processo como uma oportunidade para estabelecermos linhas basilares que promovam a paz e a reconciliação política em Angola”, afirma Jimbo à VOA em jeito de rescaldo do registo eleitoral, cujo processo terminou na passada sexta-feira.

Aquele responsável lamenta que não tenham sido incluídos representantes da sociedade civil no processo, o que evitaria muita suspeição sobre o registop eleitoral.

“O registo terminou com números, mas há muitos desafios por vencer”, sublinha.

Luís Jimbo defende que o FICRE (Ficheiro Central do Registo) deve ser auditado antes de ser entregue à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para aferir que os dados garantem a transparência que se pretende do processo, sublinhando que o Governo tem de dar respostas convincentes às inquietações dos partidos políticos por se tratar de uma peça fundamental do processo democrático.

Jimbo receia, entretanto, que o próximo acto eleitoral venha a conhecer uma profunda abstenção devido à mobilidade dos cidadãos nas principais cidades do país e pelo facto de não ter havido uma profunda educação cívica no seio das comunidades rurais.

XS
SM
MD
LG