Links de Acesso

Economistas moçambicanos questionam a sustentabilidade da divida defendida pelo FMI


Vendedor de rua, Quelimane, Moçambique
Vendedor de rua, Quelimane, Moçambique

Economistas rejeitam a ideia de sustentabilidade da dívida pública moçambicana defendida pelo Fundo Monetário internacional (FMI), e dizem que sem medidas que possam travar o crescente endividamento, vai ser difícil garantir essa sustentabilidade.

Economistas moçambicanos questionam sustentabilidade da divida defendida pelo FMI
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

De acordo com as previsões do FMI, a dívida pública moçambicana vai continuar em dificuldades, mas é sustentável em termos futuros, embora ela deva atingir 113,7 por cento neste final do ano, devido, em parte, ao impacto da pandemia da Covid-19.

Em 2021, diz o FMI, a dívida moçambicana começará a cair para 106,2 por cento.

Mas, para o economista João Mosca, isso passa por o Governo tomar medidas sérias relacionadas com a dívida pública.

"É preciso encontrar formas de travar o crescente endividamento, interno e externo, mas sobretudo externo, que coloca a dívida moçambicana numa situação cada vez mais insustentável" defende o economista.

Além disso, é fundamental abrir uma negociação estruturada da dívida moçambicana e definir objectivos claros da restruturação e da abrangência dessa restruturação.

Para o economista António Francisco, a história da sustentabilidade da dívida pública moçambicana depende do jogo e da expectativa de que pode ser paga logo que iniciar a exploração de recursos naturais.

Diz Francisco, que existe a ideia de que “se houver gás, há a possibilidade de um conjunto de rendimentos".

O FMI afirma que as perspectivas de médio prazo permanecem positivas, devido aos megaprojetos do gás natural liquefeito, reconhecendo que apesar de alguns atrasos, os projetos vão avançar.

XS
SM
MD
LG