Links de Acesso

Economistas contrariam ministro das Finanças de Moçambique sobre pagamento das dívidas


Adriano Maleiane
Adriano Maleiane

Adriano Maleiane afirmou que o país é bom pagador

O ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse esta semana que, não obstante o incumprimento no reembolso de títulos de dívida externa, "o país é um bom pagador de dívida" e acrescentou que cerca de 87 por cento dessa dívida é com credores bilaterais e multilaterais e Moçambique está a pagar.

Economistas contrariam ministro das Finanças de Moçambique sobre pagamento das dívidas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00

Alguns economistas afirmam, no entanto, ser absolutamente errado afirmar que o Estado é um bom pagador de dívida, quando se sabe que, pelo menos nos próximos sete anos, o país não vai puder honrar os seus compromissos com os diferentes credores internacionais.

Entretanto, Adriano Maleiane acrescentou que o restante, cerca de 17 por cento, é a parte que e o Governo está a negociar para pagar "e as razões já foram sobejamente explicadas", tendo sublinhado que Moçambique é um país para investir, e é um lugar onde não há problemas.

Economistas dizem que este é um discurso que o Governo está a fazer no sentido de criar novas expectativas para o investimento, mas os investidores sabem, muito bem, que o páis continua no lixo das empresas de rating porque não está a pagar as suas dívidas e nem vai fazê-lo nos próximos sete anos".

Contudo, o ministro da Economia e Finanças reiterou que tudo está a correr conforme programado nas negociações com os credores de títulos da dívida.

XS
SM
MD
LG