Links de Acesso

Drone americano abatido em espaço aéreo iraniano, diz TV do Irão


Hormozgan, onde o Irão diz ter abatido o drone americano, mas Washington diz que foi em Ormuz

No Irão, os Guardas da Revolução anunciaram ter abatido hoje, 20 de Junho, um avião não-tripulado ('drone') americano, em violação do espaço aéreo no sul do país.

A Press TV, o canal de informação em inglês da televisão estatal iraniana, revelou que um modelo Global Hawk, da empresa norte-americana Northrop Grumman, "foi abatido na província costeira de Hormozgan, mas não forneceu imagens do 'drone' abatido.

O porta-voz do Comando Central americano, o capitão Bill Urban, revelou hoje que um míssil terra-ar iraniano abateu uma aeronave de vigilância marítima da Marinha americana no espaço aéreo internacional sobre o estreito de Ormuz, no que chamou de, citamos, "ataque não-provocado a um activo de vigilância dos Estados Unidos".

A mesma fonte adiantou que a aeronave não-tripulada é usada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento em regiões oceânicas e costeiras.

Este incidente ocorre num contexto de fortes tensões entre o Irão e os Estados Unidos e depois de, na passada quinta-feira, dois petroleiros, um norueguês e um japonês, terem sido foram alvo de ataques no estreito de Ormuz.

O Irão negou qualquer envolvimento nos ataques.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG